Decoração de cozinha pequena: 6 dicas imperdíveis

0
675930

A cozinha vem sofrendo adaptações, principalmente em apartamentos menores (de 2 ou 3 dormitórios) para um público que cada vez mais faz suas refeições fora de casa.

Algumas dicas para decoração de cozinha pequena

1-     Integrar os ambientes sala e cozinha é bastante indicado para as pessoas que não possuem muita paixão por cozinhar e acabam usando o ambiente para refeições rápidas. Para esse tipo de casa ou apartamento, cozinhar para grandes refeições acontecem com pouca frequência. Essa opção deve levar em consideração também o layout da sala para que não fique prejudicada sem a parede que divide os ambientes.


Foto: Cozinha integrada

Cozinha integrada com a sala cria uma integração moderna e amplia os espaços. O uso do mesmo piso para ambos os ambientes deixa o resultado ainda melhor.

2- Caso você seja um amante da culinária, pense duas vezes na integração permanente de ambientes para que aquele delicioso peixe preparado no domingo não continue em sua sala até quinta-feira da semana que vem. Nesses casos pense em deixar fechado ou integrar de maneira mais flexível.


Foto: Uso de painéis.

O uso de painéis para fechamento e abertura da cozinha é uma boa saída para os amantes da culinária.

3- Na hora da escolha dos móveis da sua cozinha, manter um aspecto clean pode deixar o espaço mais confortável. Utilizar móveis sem puxadores (sistema fecho toque) ou com puxadores embutidos melhoram a circulação e podem evitar acidentes.

Foto: Ausência de puxadores.

Móveis de cozinha sem puxadores conferem um ar de painel na decoração da cozinha. Móveis com puxadores embutidos liberam espaço e evitam acidentes.

4- Use uma parede para destaque: Utilizar uma parede como elemento principal da decoração da sua cozinha pode atrair a atenção e com isso minimizar a sensação de cozinha pequena, além de dar charme e personalidade.

Foto: Detalhes amarelos.

Detalhe amarelo em cozinha predominantemente preta, muda o foco e aumenta a sensação de bem estar. Parede com pintura estilo lousa é uma solução econômica com um ótimo resultado.

5- Não exagere no tamanho dos eletrodomésticos: Sabemos que aquela geladeira side by side é muito atraente, mas em uma cozinha pequena o resultado pode ser catastrófico. Funcionalmente pode reduzir a circulação, diminuir os espaços para armários e dificultar as tarefas do dia a dia e esteticamente a cozinha passa a ser um complemento da geladeira e não vice-versa. Por outro lado, se bem escolhido, utilizar um eletrodoméstico como elemento decorativo é algo bem interessante também.
Foto: Geladeira retrô dá o charme

6- Azulejos ou revestimentos em geral podem ficar limitados à área de trabalho da cozinha. O resto pode ser decorado de diversas formas (pintura, mural, lousa, vidro e etc.). Mosaico de pastilhas de vidro contrastam com bancada branca. O restante do ambiente com pintura branca dá ainda maior destaque ao revestimento.
Foto: Mosaico de pastilhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui