Por Que Vale a Pena Contratar um Arquiteto e Dicas de Como Escolher o Melhor!

0
103

É muito comum as pessoas deixarem de contratar um arquiteto por acreditarem que esse profissional representa apenas gastos extras em uma obra. Mas a realidade é que o arquiteto pode trazer um enorme diferencial para qualquer construção ou reforma, ajudando inclusive a economizar nos gastos com materiais e com a contratação de outros profissionais.

Pensando nisso, nós elaboramos esse artigo em parceria com a Plataforma Habitissimo que vai ajudá-lo a compreender melhor por que é tão importante contar com a ajuda de um arquiteto em seus projetos e o que você deve observar na hora de escolher um bom profissional.


Foto: Contratar um arquiteto pode trazer um enorme diferencial para qualquer construção ou reforma.

De olho nas etapas da obra

Quando se deseja construir ou reformar um imóvel, é muito comum que as pessoas tenham pressa para terminar a obra logo e ver o resultado final do trabalho. Porém, já diria o ditado: a pressa é inimiga da perfeição, e se o objetivo é realizar um projeto que seja não apenas bonito, mas também duradouro e resistente, é fundamental ter paciência e respeitar todas as etapas da obra. Para isso, o ideal é contar com o suporte de um arquiteto, pois ele melhor do que ninguém poderá elaborar um cronograma da obra e auxiliar no acompanhamento de todas as etapas até a conclusão do projeto.


Foto: Ao contratar um arquiteto será possível elaborar um cronograma da obra.

Novas ferramentas na internet

Não podemos negar que a internet facilitou e muito a vida de quem precisa realizar qualquer tipo de obra. Através de uma pesquisa rápida é possível encontrar a resposta para muitas dúvidas que antes ficavam mal esclarecidas. Além disso, a internet ainda permite explorar diversas ferramentas modernas que simulam a criação de ambientes para tornar mais fácil o processo de decisão durante uma construção ou reforma. O arquiteto conhece melhor do que ninguém esses recursos, e poderá apresentar diversas possibilidades para que você faça as escolhas certas durante a obra.


Foto: Explore as novas ferramentas da internet que simulam a criação de ambientes junto com o arquiteto.

Perfil em sintonia

Um erro muito comum que as pessoas cometem na hora de escolher um arquiteto é o de contratar aquele que oferece o menor preço sem considerar se ele está de acordo com o perfil delas. Cada arquiteto possui um estilo de trabalho próprio, que pode atender ou não às suas necessidades. Por isso, antes de contratar esse profissional, procure pesquisar um pouco mais, conheça outros trabalhos realizados por ele e tire todas as suas dúvidas. Quando você encontrar um arquiteto que esteja em sintonia com o seu perfil verá que a obra irá fluir com muito mais tranquilidade.


Foto: Entenda que ao contratar um arquiteto cada um possui um estilo de trabalho próprio, que pode atender ou não às suas necessidades.

Área de atuação

Além de se preocupar com o perfil do arquiteto que você irá contratar, é importante saber se ele está apto a realizar o tipo de trabalho que deseja. Existem muitos arquitetos que se especializam somente em um tipo de obra, como por exemplo a reforma de apartamentos ou a construção de casas, e por isso é importante saber se o profissional com o qual você se identificou possui experiência no tipo de obra que pretende realizar. Não tenha medo de perguntar sobre a área de atuação do arquiteto para ter certeza de que ele estará apto a atender às suas expectativas.


Foto: Ao contratar um arquiteto além de avaliar seu perfil, verifique também se ele está apto a realizar o tipo de trabalho que deseja.

Nada de dúvidas

As dúvidas são inimigas do sucesso. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é fundamental que você esclareça todas as suas dúvidas a respeito do assunto. O arquiteto é um profissional habituado a lidar com os mais diversos tipos de pessoas, por isso ele compreende a necessidade de esclarecer as dúvidas dos clientes. Sempre que algo não estiver totalmente claro, é importante perguntar para evitar o risco de mal-entendidos no futuro.


Foto: Procure esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do projeto com o arquiteto.

Forma de trabalho

Cada arquiteto pode adotar diferentes formas de trabalho, e é importante saber qual a metodologia escolhida por aquele que você pretende contratar. Existem arquitetos que buscam manter um contato mais próximo com o cliente através de reuniões presenciais, e outros que preferem encontros mais esporádicos e virtuais.

Alguns arquitetos apresentam logo de início o projeto e todo o cronograma da obra, outros procuram ir aos poucos, à medida que o trabalho avança. Não existe um jeito certo ou errado, mas é importante que você se identifique com a forma de trabalho adotada pelo profissional que pretende contratar, assim as chances de sucesso em sua obra serão muito maiores!


Foto: O arquiteto contratado pode adotar diferentes formas de trabalho.

Agora que você já sabe a importância que o arquiteto possui para o sucesso de sua obra e o que deve observar na hora de escolher um bom profissional, não deixe de contar com o apoio dele em sua próxima construção ou reforma. Na Plataforma Habitissimo você consegue solicitar orçamentos a diversos arquitetos e assim poderá decidir qual deles atende melhor às suas necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui